sábado, 4 de fevereiro de 2012

O HÉLDER

Hoje, dia 4 de Fevereiro, é o dia de aniversário do meu primo Hélder. Visto estarmos tesos para oferecer presentes uns aos outros, achei pertinente falar sobre ele e da enorme influência positiva que foi, e é, na minha vida.


Eu tenho duas irmãs mais velhas e ele dois irmão mais velhos. Dado o facto de termos pouca distância de idades entre nós e de morarmos literalmente a duas casas um do outro até há pouco tempo, sempre tivemos uma relação muito próxima de amizade e cumplicidade. Desde a infância, passando pela adolescência, apenas um pouco mais distantes em idade adulta, o que é normal dado as responsabilidades que a vida trás.
Em crianças fazíamos quase tudo juntos, brincávamos juntos, imaginávamos, jogávamos, partilhávamos tudo, partíamos tudo também.


O Hélder sempre o vi não apenas como meu primo, mas também um enorme amigo, um irmão mais velho, um exemplo a seguir, alguém que só me ensinou coisas muito positivas e de inteligência considerável. Se hoje tenho algum nível de inteligência, se tenho um pouco de senso comum, se tenho alguma criatividade, até diria se falo inglês, devo-o também em parte ao facto de ter crescido com o Hélder, os seus irmãos e os seus pais. Quem considero serem as 3 pessoas mais inteligentes que conheço são eles o Hélder, o Rúben, irmão dele, e meu padrinho/tio Ilidio Medeiros, pai do Hélder. Aliás, julgo que tomos devemos muito a meu padrinho, por ser uma verdadeira fonte de inspiração em inteligência, diligência, sapiência, responsabilidade e bom senso.

Desde novo dava para perceber que o Hélder ia chegar longe e que tinha enorme potencial em vários campos. Acredito genuínamente que o facto de estarmos neste país, é o que faz com que Hélder não tenha tido ainda mais exposição, mais independência financeira e liberdade para criar, como merece. As nossas famílias de tudo faziam, desde filmes de comédia amadores em VHS no qual o Hélder era o protagonista interpretando o papel do detective/inspector Escolástico Onófrio, até festas de aniversários onde fazíamos sketchs improvisados, e sei lá mais o quê.
Vi o Hélder crescer e eu ao mesmo tempo tentei seguir alguns dos seus passos, embora eu sempre fosse um pouco mais, sei lá, rebelde na minha vida. Vi como o Hélder estudava imenso desde cedo na sua vida escolar, para depois completar o seu curso universitário. Vi o Hélder começando a ensinar a si próprio música, passando por jam sessions no seu quarto com vários amigos, até hoje em dia tocar guitarra, baixo, bateria e até um pouco de orgão, de olhos fechados. Vi o Hélder começando a aprender inglês com o Rúben, passando por falar à vontade com familiares nossos emigrantes quando éramos putos ainda, até hoje onde ambos não temos a mínima dificuldade nessa língua. Vi o Hélder começar a escrever tolices com os seus amigos nos seus cadernos escolares, passando pela influência que este tipo de escrita teve em muito da linguagem dos seus vídeos, até escrever poemas para a Neo, trabalhar como jornalista, e escrever o seu próprio livro. Vi o Hélder sempre ser alguém que nos alegrava e divertia mesmo quando teve de usar aparelho numa perna, operado a apendicite, ser atropelado, usar gesso, levar pontos na garganta, e sei mais o quê. Nada disso fazia com que o Hélder mudasse e melhorasse os nossos dias.
Quando tive de escolher um padrinho para o Crisma, soube imediatamente quem seria. Não poderia ser outra pessoa senão com quem eu mais havia confraternizado na minha infância e adolescência.
Bem, já chega, senão o ego dele infla demais. Por fim, quero mesmo é dizer:
Parabéns Hélder e obrigado primo, padrinho, amigo, irmão.
Agora deixa-me te falar duma ideia que tive pra um vídeo. É assim...

6 comentários:

  1. Pôôô, primo. Brigadim. Tá altamente :-D
    Se não tivesse aquele problema de ser psicopata e não sentir emoções, era gajo pa' chorar agora...
    ;-)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas gostado especialmente do bolo que escolhi, sei que és um grande fã. lol.
      Parabéns, cabeça.

      Eliminar
  2. Ohhh, que declaração de amor tão bonita! Quando é o casório? ;)

    ResponderEliminar
  3. Já sabias que ia soar um bocado gay...

    ResponderEliminar