terça-feira, 22 de maio de 2012

ARROGANTE? MOI?!...

Tenho bem a noção de que nós somos geralmente os piores avaliadores de nós próprios. Temos tendência a descurar vários aspectos negativos da nossa persona ou, em inverso, a rebaixar-nos exageradamente por vezes em certos campos.
Eu não.

Sou uma pessoa naturalmente confiante em mim próprio, sem perder noção do que não consigo fazer. Claro que só o facto de eu estar a dizer isso, pode vir ao encontro do que eu disse de início e eu esteja a fazer uma avaliação errada de mim próprio, mas creio que não.

Já por algumas vezes, em especial com um pouco de popularidade recente que tenho tido graças ao DD, vídeos com o Hélder e o Teatro pelo meio, algumas pessoas dizem-me que antes de conhecerem-me, julgavam-me um pouquito arrogante, mas que afinal não o era. Ao perguntar o porquê de julgarem-me arrogante, ninguém consegue bem definir o porquê de terem essa impressão. Mas foram só algumas poucas pessoas. Ao perguntar a outras se tinham essa impressão de mim inicialmente, a maioria estranhou, pois nunca tiveram tal ideia de mim.
Uma coisa é certa, todo que disseram o contrário, fizeram questão que soubesse que era impressão inicial apenas e que não achavam o mesmo agora. Mas, mesmo assim...

Porquê haver esse número reduzido que definiu a impressão inicial que tinham de mim com o mesmo adjectivo?

Julgo que a resposta será o que alguns me responderam: "Confiante sim, arrogante não."



De novo, não sei se será por aí, mas julgo que enquadraria bem esta resposta. Sou confiante? Sim, sou. Tenho confiança em quem sou, no que sei fazer, no que consigo fazer, sem esquecer ou perder a noção do que não consigo. Ando de forma confiante, que alguns podem confundir com o "maniento", à boa moda de cá? Talvez, mas e depois? Acho que todos devemos ter um pouco de orgulho em nós próprios e se eu sei o que posso ser ou fazer, devo andar de cabeça baixa?!
Alguém até me disse que antes de abordar-me, tinha receio porque sempre que me via eu estava com uma das sobrancelhas erguidas.... A sério?! Eu sei que tenho tendência a fazer isso, mas isso dá um ar arrogante?
Não fico nervoso em público, um pouco ansioso talvez, mas nervoso nem por isso. Não fico com receios ou dúvidas antes de entrevistas de trabalho: penso "Eu é que seria uma mais-valia para esta empresa/instituição" e não o inverso, pois sei o valor que tenho como trabalhador, além de imaginação, sangue frio, calma, cabecinha, sentido de responsabilidade, sem nunca deixar de ser afável com colegas. Excepto quando merecem mesmo ouvir algo, e isso leva-nos a outra coisa minha que podem confundir com arrogância.

Digo o que acho, não falo por falar para agradar ninguém. E faço-o sem ser agressivo, apenas uma opinião sincera e frontal, quando pedem-me. Se não a pedem, não dou e pronto. Quem é inteligente, sabe ver o valor de saber que terá alguém sempre que dirá a opinião verdadeira, agora, claro está, essa opinião pode também estar errada algumas vezes.
No Duplo D sou o que geralmente ataca mais, mas não o faço apenas por atacar ou ser controverso. Faço-o como comentário, crítica construtiva ou exposição de coisas em que penso pura e simplesmente. Se alguém se sente ofendido por isso, estão no seu mais pleno direito, mas eu é que não consigo mudar a minha frontalidade. E, na verdade, muita gente vem dar-me os parabéns quando o faço publicamente, pois também partilhavam da minha opinião.

Aqui por vezes tem-se receio de represálias, eu estou pouco me lixando. Falei de coisas que quase toda a gente sentia, apenas não o tinham declarado tão publicamente por cá. Critiquei as técnicas de venda "chatas" de alguns vendedores de cartões de crédito no shopping, deixei bem claro que julgamos que nem todos são "coitadinhos" no pequeno comércio, critiquei obras (mal) feitas por valores absurdos, critiquei "chunnings" no Ano Novo, mostrei que acho que a Igreja tem um lado hipócrita, critiquei aqui pais que usam as crianças como troféu, criticamos o jornalismo (e mais disso virá a caminho, já agora), e muitas outras coisas que não me lembro.

Sou do contra? Absolutamente não. Sou frontal. E de preferência beneficial ou construtivo. Ou divertido, apenas.

Coragem e frontalidade podem ser confundidas com arrogância? Talvez. Serei arrogante? Talvez. Mas estou pouco me lixando, é a conclusão a que chego.



Não vivo para agradar ninguém. What you see is what you get, e felizmente, a maioria aprecia que eu seja como sou. Ou talvez não e sejam falsos. Seja como for, não posso mudar quem sou.
Felizmente, ninguém o pede também.
Digam o que acham, pois sou aberto a respostas construtivas e debate, sem levar ofensa a nada. Agora ficam já sabendo que não mudarei como sou. Mas aceitarei as opiniões e debaterei-as convosco, sem mal algum. Prefiro mesmo que sejam sinceros do que palavras boas apenas por amizade.

Na mesma, creio que cheguei a uma conclusão:

Arrogante, Moi?! Não. Apenas não me conheces bem ainda, Toi.


(Talvez escrever este post tenha sido um pouco arrogante da minha parte... Ah, Fuck it.)


2 comentários:

  1. Falo por mim, mas além da minha personalidade "fixa", há depois pessoas que arrancam o pior de mim não sei porquê. Posso ser um tipo de pessoa, mas com aqueles indivíduos em específico, por exemplo, sou mais seco ou distante...
    Mas penso que é assim com toda a gente, como eu disse, há pessoas que fazem submergir o pior de nós, por isso é que há umas que dizem que "ele é tolo" enquanto que há outras que dizem "tolo? Pôô, sempre foi impecável comigo..."
    Ah, e quanto à primeira impressão, é óbvio que o que marca é a expressão facial e nisso, sem dúvida, a sobrancelha erguida é essencial :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! É tudo uma mistura de percepção, timings, acasos, etc. Agora tá explicado porque dás-me um estalo sempre que cumprimento-te... Lol. ;-)

      Eliminar