domingo, 4 de março de 2012

NÃO É FÁCIL...

A parte pior de editar vídeos?

Não são os pormenores, não é o som, não são as transições, não são os efeitos, embora texto possa ser um processo moroso lá se vai lidando, os cortes podem ser chatos, etc. Mas o pior?
É quando já temos tudo pronto, tudo feito, só falta pôr no ar. E é exactamente aí, o pôr no ar, que geralmente acontecem todas as infelicidades possíveis.

O upload para o YouTube já é em si um processo agonizantemente demorado. Para terem uma ideia, enquanto escrevo isto, estou fazendo upload de um vídeo de 1 hora e 15 minutos sensívelmente. Ao ver a barra de progressão, reparo que 1% leva cerca de 8 minutos. Ou seja, os 100% serão 800 minutos de tempo gasto, o que dá mais de 13 horas!
13 horas?!?! Are you fucking kidding me?!?! Ou seja, posso ir ao Nordeste e voltar e aida não está no ar. Aliás, posso ir ao Nordeste ao fim do dia, passar a noite lá e voltar, e com sorte já está no ar!!



A minha net dá direito a 10 mb de download e a 512 kb de upload. A parte do upload eu já sabia ser lenta, mas tanto?
E depois, o que inevitávelmente acontece. Visto a net ser tão frágil como uma vela ao vento, tenho quebras de rede. Algumas destas quebras podem ser tão fortes, que o upload vai à vida e é preciso reíniciar. Foi o que aconteceu ontem à noite, quando já ia em 72% completo. Imediatamente, a nossa vontade é mandar o YouTube à fava e partir o pc. Mas bem sei, que a culpa não é deles. Então viro a minha raiva para o meu router e fico a pensar se dou-lhe um tiro ou não.
Mas já tendo eu trabalhado em telecomunicações, também sei que não é tudo culpa das quebras de net também. Tudo isto, é uma mistura de azar com upload, a que tenho direito, lento. Conclusão: Preciso de mais upload, net mais rápida, senão todas as semanas quero suicidar-me.

Imaginem então como eu estava a semana passada quando tive de fazer, ao mesmo tempo, upload de dois vídeos de 1 hora e tal; com a placa de vídeo do meu pc quase dando o berro o que fez a edição destes vídeos um pesadelo em slow-motion; com os vídeos a falharem o upload por duas vezes, uma das quais a mais de 80% completo, obrigando-me a reíniciar o upload duas vezes e tornando o tempo gasto em nada conseguido.

Ser um blogger/podcaster/editor não é fácil...

2 comentários:

  1. Sinto muito amigo! Mas a vida de um uploader de videos é como o rabo do withe castel! Muito fod§€#!

    ResponderEliminar
  2. Sinto muito amigo! Mas a vida de um uploader de videos é como o rabo do withe castel! Muito fod§€#!

    ResponderEliminar