terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MINI-REVIEW CINEMA: Tinker, Tailor, Soldier, Spy / A Toupeira

   Se eu um dia fizesse um  filme, só contrataria um  actor. Gary    Oldman. E  pedir-lhe ia que representasse 10 personagens          diferentes, e  ele o faria. De facto, fico  intrigado quando vejo    como ele consegue se  alterar de filme para filme, desde            aparência, passando pela própria voz, até ao tipo de                  personalidade. Já o vi em papéis explosivos e em papéis            lânguidos, e o tipo não falha em fazer o que lhe é pedido, seja    o que for, e em trazer algo único e inesperado. Neste filme,        Oldman é a personagem principal no meio de um elenco de        actores da elite británica, e este é um personagem calmo, metódico, quase inexpressivo, mas ao mesmo tempo dizendo muito na sua expressão. 


É embasbacante como Oldman dá um poder a este personagem sem nunca levantar a voz, sem gestos rápidos ou bruscos, sem correria alguma. Tem um magnetismo inerente que é único, sempre que o vemos interrogámo-nos sobre ele, e quando este apresenta finalmente um pouco de emoção o impacto é 20 vezes mais forte, exactamente pela característica desta personagem ser um homem do mais rígido no exterior que há. Oldman é a minha parte preferida deste filme, e espero que o Óscar lhe diga olá, mas há muito mais de bom nesta película.
A história é adoptada de um livro de John le Carré, ou seja, espionagem. Mas não espionagem absurda à la 007, mas sim do mais real possível e incrívelmente tenso por momentos, mesmo assim. Oldman é retirado de uma reforma forçada e é incumbido de descobrir uma toupeira existente no extracto superior do MI-6 que anda a passar informações aos inimigos soviéticos. Oldman tem de investigar os seus colegas sem que estes o percebam, com a colaboração de dois ou três agentes escolhidos a dedo.
Em termos visuais, os anos 70 e Guerra fria estão representados de uma forma superba. Sem espalhafato, mas com uma ambiência muito forte. O leque de personagens existentes é muito variado e todos são interessantes de se ver. É um filme que se desenrola ao seu ritmo calmo e metódico, mas do qual não se consegue tirar os olhos do ecrã, com um final muito gratificante.
Adorei este filme. Em poucas palavras, recomendo-o imenso.


De 0 a 5 agentes, dou a este filme 4,5 agentes

Sem comentários:

Enviar um comentário