segunda-feira, 18 de março de 2013

A DECO FAZ-ME UM POUCO DE CONFUSÃO...

Consigo reconhecer muito valor à DECO. Não ponho em questão que tem certas regalias para os seus associados que são boas, tais como aconselhamento jurídico, análises e estudos sobre certos mercados, etc.
Mas há coisas da DECO que me parecem de moral algo questionável e me fazem ficar com a pulga atrás da orelha, mesmo que eu não queira...

Não estou a afirmar nada aqui sobre a DECO, apenas gostava da vossa opinião também sobre as coisas da DECO que me fazem ficar "Hmm... Isso não me parece muito a favor ou beneficial para consumidor algum..."
Posso ser o único com essas impressões. Se sim, espero o vosso feedback para me deixar com menos dúvidas sobre esta associação. Mas quando ouço coisas da DECO, tal como no outro dia ouvi uma representante da DECO a dizer coisas numa entrevista à TVI como "Temos os números e sabemos os números, mas não os vamos revelar pois o segredo é a alma do negócio"...
Não sei...



Para mim este tipo de expressão adequa-se a uma mentalidade coorperativista e empresarial, algo que não deveria fazer parte de uma associação cuja suposta finalidade é a defesa do consumidor. O segredo é a alma do negócio? Mas qual é o vosso negócio ao certo, DECO?... E estão a fazer concorrência com quem, porque não revelar logo os números abertamente para os vossos associados, para os consumidores? Se eu ouvisse aquela senhora a falar sem saber quem era, julgaria que esta era uma empresária qualquer pronta para daqui a dias mostrar algum produto novo sobre o qual não pode falar ainda, não vá a concorrência contra-atacar. Algo mais adequado a uma empresa com concorrência activa e feroz, algo do mundo empresarial e de negócios. Não algo vindo de uma associação que existe para defender o consumidor.

Este tipo de coisas da DECO que de vez em quando me faz ficar coçando a orelha já não é de agora. Por exemplo. Sabem de onde vem o maior número de spam de origem portuguesa para o meu e-mail? Da DECO.



Aposto que com muitos de vós acontece o mesmo, onde do nada lá vem mais um e-mail da DECO prometendo oferecer um leitor de MP3 ou uma merda do gênero "Absolutamente grátis!!!". Ou seja, de novo, o tipo de e-mail e spam que se espera de uma empresa feroz na sua angariação de clientes e não o tipo de e-mail de uma associação cuja finalidade supostamente é a defesa do consumidor.

E é claro que nada é grátis. Ao se ir investigar um pouco melhor sobre o que fazer para ganhar uma "fantástica máquina de café" ou um "tablet" qualquer de marca dúbia, obviamente que isto implicava uma subscrição (paga) de no mínimo alguns largos meses. Mas esta informação algo importante de que "só é grátis em caso de uma subscrição paga" só vem para aí ao 4º ou 5º passo, ou seja, depois de já se ter preenchido todos os campos com a nossa informação, tal como mail, morada, etc.

De novo, não é ilegal isto. Publicidade enganadora? Hmm... Técnicamente (e mais importante para eles, legalmente) também não. Mas dúvidas que isto é propositado? Nenhumas. Dúvidas de que a técnica do "é grátis, vai preenchendo isto tudo, dá-nos estas informações que queremos, já aqui no fim referimos como quem não quer nada que isto envolve uma subscrição obrigatória" é feita propositadamente para "angariar" alguma alma ingênua e daí sacar uns tostões, de que há um pouco de omissão da verdade que dura até quase perto do final (hmm... sim, é publicidade enganadora mesmo!)? Não as há: zero dúvidas.

E perguntam "qual o problema?"... E eu respondo: Talvez até nem haja...
São técnicas já vistas em muitas empresas. Técnicas de marketing onde a dissimulação é a palavra do dia, onde se põe "a cenoura à frente do burro" para que este se mova e beneficie quem a segura.

Mas aí é que está.

Este tipo de técnicas dissimuladas, de publicidade quase enganadora, spam para o e-mail, de ataque agressivo, é algo quase anti-consumidor e pró-empresa. Será moralmente ético que algo ANTI-CONSUMIDOR E PRÓ-EMPRESA venha da parte de UMA ASSOCIAÇÃO QUE SUPOSTAMENTE TEM COMO FINALIDADE A DEFESA DO CONSUMIDOR?!...
De novo, são este tipo de incongruências que não me caem bem, não me entram direito na tola, que me fazem sempre ficar tipo "Hmm... não sei não..." no que toca à DECO.

Mais coço a cabeça ao visitar agora o site da DECO: neste momento estão a promover o seu "Grande 4º Sorteio exclusivo" onde associados e novos associados habilitam-se a "200 prémios irresistíveis num valor total de €30.743". E eis que me pergunto: uma instituição que pode e consegue fazer sorteios onde barras de ouro são um dos prémios, que lucro deverá ter anualmente? Ou seja, até que ponto se deixa de ver algo como uma "associação" e se passa a ver realmente como uma empresa ou uma fonte de dinheiro para os seus fundadores?...



E mais dúvidas tenho quando pouca ou nenhuma acção da DECO vejo contra os grandes lobbys de todas as sociedades tal como gasolineiras que sobem os seus preços da maneira (e nas alturas) que querem, a indústria do tabaco que se comporta como as gasolineiras, certas superfícies comerciais, imobiliárias e certas campanhas bancárias, etc. Existem indústrias que mais necessitam que haja uma defesa do consumidor contra elas do que estas? E que tem feito a DECO sobre isso? E porquê o agora deste movimento da DECO para ver onde se paga menos pela electricidade e não o mesmo nas outras indústrias antes? Terá a EDP desistido de ser associada da DECO?...

São perguntas que não consigo deixar de fazer...

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Todos precisamos de um hiato de vez em quando. Pena é não poder nesse momento continuar com os vídeos, mas o dia virá que voltarão também. Thanks. ;-)

      Eliminar
  2. Dino: o homem sempre com a coragem de dizer o que muitos pensam, mas poucos se atrevem a dizer. Saudades já da tua escrita, escreve mais!!! Adoro quando o fazes! Bj. ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. No entanto, se me forço a escrever, não vem coisa muito boa. Desde o início que escrevo aqui quando me dá para isso, quando quero dizer algo, mesmo que seja estupidez, e assim será. Nunca forçado. Mas sim, já fazia algum tempo. Tentarei mais. Obrigado de novo. ;-)

      Eliminar
  3. A realidade é esta, hoje em dia só se pensa em lucro fácil deixando os valores de parte esquecendo o seu papel na sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! De novo, o que falo são tudo de impressões minhas e opiniões minhas, nada sei de mais sobre a DECO. Mas... são coisas como estas vindas dali que me fazem coçar a orelha...

      Eliminar